A primeira vez a gente nunca esquece…

Como o tempo passa. Parece que foi ontem a nossa primeira saída de campo!! Era um domingo, 16 de janeiro de 2011, estava bem quente e todos (Dani, Luana, Jardel, Kiki, Igor e eu) ansiosos pela nossa primeira atividade em campo do Pró-Tapir, que foi realizada na Reserva Biológica do Córrego do Veado, em Pinheiros! Com exceção de mim, que estive lá em 2006, ninguém da equipe conhecia a Rebio, muito menos sabia chegar até lá. Depois eu descobri que nem eu sabia também…hahahahaha Mesmo passando uns 12 km da entrada para Pinheiros, ainda na BR 101, eu dizia: Estamos no caminho certo!

No caminho certo nós estávamos, mas não necessariamente na direção certa!!! Depois de alguns quilômetros percorridos, entradinha rápida em uma plantaçã644264_444284055652726_1585043354_no de cana-de-açúcar, finalmente chegamos na Rebio Córrego do Veado. Encontramos pessoas receptivas, que logo depois se tornaram grandes amigos e parceiros do Pró-Tapir!

Como todos estavam super ansiosos pra ver as antas, seus vestígios e conhecer a mata da Rebio, tomamos uma bela decisão de acordar bem cedo para andar alguns quilômetros até a entrada da trilha do Água Limpa. Foram quase cinco horas e meia de caminhada em uma mata de difícil acesso, pés super cansados, algumas picadas de marimbondos, mas valeu cada minuto!!! Encontramos vários registros das antas e também de outros animais, além de vários puleiros de caçadores (triste, triste). Pela primeira vez, estávamos imersos em uma mata sobrevivente. Em 1987, quase 80% da área da Rebio foi queimada. Porém, é impressionante quando nos deparamos com tantas espécies da fauna e flora, cheias de vida! Mas toda essa vivacidade é ameaçada por caçadores que ainda insistem em entrar na Rebio!!!

Relendo o diáIMG_2107 (2)rio de campo coletivo, feito por Dani, Lu, Jardel, Kiki e eu, encontrei um trecho que também se encaixa para vários dias em campo após três anos de projeto: “Parece que sempre chegamos nos locais logo depois da passagem das antas. Fezes sempre frescas, pegadas sempre recentes! Mas nada de anta por enquanto… temos que continuar nossa saga de perseguição!” Aliás, os relatos dos dias da primeira campanha são curiosos…rsrsrs

E é isso, estamos apenas no começo de um trabalho realizado com muita dedicação, amor e profissionalismo!!

Beijinho de anta em todos!!

Andressa Gatti

 

Deixe um comentário